top of page

MARCA TERRITORIAL

marca territorial np.png

MARCA COLETIVA TERRITORIAL

 

O Norte Pioneiro do Paraná lançou, em 2025, sua marca coletiva territorial, com o slogan “Da nossa terra para o mundo”! O objetivo é contribuir com o aumento da percepção de valor e desejo por produtos e serviços regionais, desenvolver econômica e socialmente os municípios, gerando riqueza, retendo e atraindo talentos e melhorando a vida das pessoas.

A região é formada por 29 municípios e população aproximada de 380 mil habitantes. Entre os pontos fortes para a construção da marca estão a qualidade dos produtos diferenciados do agronegócio inovador - já concentram três Indicações Geográficas (IG) – cafés especiais, goiaba e morango e uma crescente produção de orgânicos - os recursos e belezas naturais, a localização geográfica com características únicas de solo e clima, o potencial turístico a ser explorado – por meio do agroturismo, natureza e rota religiosa, a segurança e tranquilidade e o povo acolhedor.

Para a construção da marca territorial, foram realizadas 12 entrevistas individuais com lideranças, visitas às principais feiras de alimentos da região, Ficafé e Feira Sabores, e quatro rodas de conversas com mais de 50 participantes entre lideranças e representantes dos municípios na esfera pública e empresarial, entidades setoriais e universidades. A marca, então, faz parte da construção de um trabalho conduzido de maneira coletiva, ao longo dos últimos anos, com foco no desenvolvimento regional. Os primeiros passos para criar uma identidade para o norte pioneiro do Paraná foram dados, inclusive, constituindo uma governança para realizar a gestão e estabelecer o protocolo de produtos e serviços para o uso da marca.

O símbolo foi criado em formato de folhas e com um círculo central. Cada folha colorida representa os principais setores da região – cafés, frutos, laticínios, agronegócio, hortaliças, águas doces – e o círculo simboliza a prosperidade. O formato em V representa a expansão, que só é possível por meio da força e união de pessoas.

Inicialmente, o foco é trabalhar institucionalmente, com o objetivo de trazer visibilidade, identidade e credibilidade para a região.

“Da nossa terra para o mundo”

bottom of page