
O SRI - NP
“Um propósito maior move todo o Sistema Regional de Inovação: muito mais jovens estudantes, acadêmicos e empreendedores interessados em tecnologia e inovação, e startups e empresas com viés inovador alavancando a competitividade empresarial e as oportunidades no território, mantendo e atraindo talentos e contribuindo, decisivamente, para o desenvolvimento sócio-econômico do Norte Pioneiro do Paraná.”
SOBRE O SRI
Em 2016, as articulações do escritório Sebrae Jacarezinho culminaram com lideranças e representantes de governos, empresas, instituições de ensino superior e técnico, entidades meio como o sistema “S” e sociedade organizada - dispostos a conciliar interesses e recursos a partir de um denominador comum: a inovação como vantagem decisiva para atrair investimentos, provocar diferencial empreendedor competitivo e oportunidades para todos no Norte Pioneiro.
Nascia, assim, o SRI NP - Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro que, atualmente, congrega 12 municípios e pretende alcançar os 29 do território. Um fórum aberto e democrático, movido à colaboração horizontal, com reuniões quinzenais e foco permanente no desenvolvimento local e territorial.
O SRI NP conta com dezenas de atores, com uma associação, como braço legal, e tem sua base estruturada por uma governança bastante ativa e engajada em, uma rede de conexões que se retroalimenta, mantendo e ampliando a cultura da inovação, o estoque de pessoas, empreendedores (inclusive, os potenciais), empresas e instituições conectadas ao sistema em cada comunidade/município, fomentando o empreendedorismo e a inovação, e fortalecendo a prática de soluções colaborativas.
Então estamos tratando de ações impactantes de médio e longo prazo que não serão próprias de um governo ou uma gestão específica, devendo compor a base "de desejos" de futuros governos, gestões de instituições e entidades e seus parceiros. É um movimento e uma dinâmica contínua embasada em planejamento estratégico.
O primeiro planejamento ocorreu em 2016 e sua atualização, no ano de 2022, definiu os setores estratégicos e de oportunidade: Bioenergia, TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação, Cadeia do Agronegócio e Cadeia de Fabricação de Alimentos. Estas duas últimas cadeias relacionadas à vocação do território e à meta que vem sendo trabalhada pelo SRI NP, há alguns anos, voltada aos “produtos diferenciados do AGRO” como IGs - Indicações geográficas de procedência, orgânicos, certificações nacionais e internacionais e Selo Alimentos do Paraná.
A continuidade da visão estratégica é fundamental. Nossa perspectiva nunca foi imediatista. Desde o lançamento do SRI NP e a construção do primeiro Pacto de Inovação Territorial, que se renovou, também, em 2022, já sabíamos que estratégias de planejamento e gestão colaborativa horizontal, entre vários municípios e multiplicidade de atores, exigem tempo de maturação. Por isso, tais estratégias precisam ter continuidade por um bom período e, paulatinamente, irem produzindo os resultados desejados. E, assim tem sido.
O sistema mantém uma agenda anual, com diversas parcerias, que inclui extensa gama de programas, eventos e ações voltados a ambientes de inovação, missões técnicas, caravanas para os grandes eventos de inovação estadual e nacional, capacitações para lideranças, professores, startups e empresas, trilhas de inovação para potenciais empreendedores, e a realização da feira anual de empreendedorismo e inovação – que mobiliza milhares de visitantes e participantes e anexa uma série de sub eventos: a GeniusCon. E vem progredindo em seus esforços para implementar ambientes de inovação nos municípios e consolidar a cultura da inovação no Norte Pioneiro do Paraná.
Já temos mais de uma dezena de APIs - Ambientes Promotores de Inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) e, bem sabemos, que estruturar uma base legal pró inovação não vai garantir que haja a inovação. Mas sem essa base legal não há política pública viável e, portanto, nossos 12 municípios tem suas leis de inovação e a institucionalização de conselhos e fundos municipais que favorecem a inovação e o empreendedorismo.
A tendência é que nossas universidades, ICTIs e escolas técnicas, cada vez mais, firmem parcerias e se envolvam no desenvolvimento económico e social, como ativos estratégicos, quer seja pela maior produtividade dos seus diplomados, pela relevância na empregabilidade, na criação e aperfeiçoamento de empresas, ou ampliando o leque de cursos tecnológicos, conforme demanda do mercado, além de mestrados e doutorados.
Os mecanismos de apoio ao empreendedorismo na região, como o SEBRE, apontam que entre os temas mais procurados estão inovação e transformação digital e, os municípios integrados ao SRI NP tem avançado em questões que envolvem tecnologia, melhoria do ambiente de negócios, valorização do conhecimento, agregação de valor, ampliação das parcerias e implementação de estruturas e ambientes de inovação.
Temos ampliado nossos canais de comunicação e a cooperação tem aumentado - entre os atores do ecossistema de inovação – influenciando, diretamente, na transferência de conhecimento. A circulação de ideias e o fluxo de pessoas com um mesmo propósito “quebram” barreiras e aproximam. Mais, favorecem projetos colaborativos e promovem o entendimento entre instituições & atores do ecossistema, além de criar e ampliar parcerias estabelecidas.
E os resultados para além do esforço começam a se concretizar.
Em 2015, do Mapeamento dos Ecossistemas de Startups do Paraná – Sebrae, não constava a região do Norte Pioneiro. Não havia nenhuma startup. Na edição de 2020/2021 - Startups Paranaenses, Sebrae - das 275 iniciativas mapeadas na Regional Norte, 12% são do Norte Pioneiro e cita-se a feira GeniusCon. E das 10 cidades da regional com mais startups, 5 são do SRI NP.
- Norte Pioneiro no mapa da Inovação do Paraná!
O SRI NP foi vencedor do Prêmio Nacional de Inovação (Sebrae e Confederação Nacional da Indústria - CNI), 7ª edição (2021/2022), na categoria “estágio inicial” da categoria Ecossistemas de Inovação ainda, em 2022, projeto sobre sua trajetória relatado pelo prefeito Marcelo Palhares, de Jacarezinho, representando todos os demais - foi vencedor nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito, categoria “Governança Regional e Cooperação Intermunicipal”, sendo que evento especial do Sebrae PR premiou todos os prefeitos participantes do sistema. E em 2023, o SRI NP voltou a ser finalista na 8ª edição do PNI - Prêmio Nacional de Inovação (CNI/Sebrae -2023) - na modalidade Ecossistemas de Inovação de pequeno porte!
- Norte Pioneiro no mapa de Inovação do Brasil!
E é só o começo... porque em 2024 mudamos de nível de maturidade no mapeamento ELI - Ecossistema Locais de Inovação (Sebrae), agora, estamos "em estruturação"!!!
E tem muito acontecendo e a acontecer: Lançamos o Genius ParqueTec Norte Pioneiro, durante a GeniusCon2025 - 10 anos, temos projetos encaminhados para Centro de Inovação Integrado de Inovação e Tecnologia, Coworking Regional em Jacarezinho - 2026, a Rota do Biometano avançando, mais 6 projetos PD&I selecionados no edital AGEUNI 2025, o CIATEC - Centro de Inovação em Agrotecnologia/UENP em construção, a missão Índia (internacionalização) que deverá resultar em empresa de nanotecnologia na região e 7 dos 12 municípios da governança encaminharam projetos para inovação (dezembro/2025) conforme resolução nº118/2025 (fundo a fundo) SEIA - Secretaria Estadual de Inovação e Inteligência Artificial!
2026 promete! E continuamos firmes na nossa jormada porque um propósito maior move todo o sistema: ter muito mais jovens, estudantes, acadêmicos e empreendedores interessados em tecnologia e inovação; mais startups e empresas com viés inovador alavancando a competitividade empresarial e, certamente, tantas oportunidades no território, mantendo e atraindo talentos e contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do Norte Pioneiro do Paraná!
Conheça a nossa Missão que é a diretriz de atuação e a nossa Visão que declara o nosso desejo de futuro.
MISSÃO:
Promover o desenvolvimento sustentável por meio do fomento ao empreendedorismo, tecnologia, inovação e comprometimento dos atores envolvidos no Sistema Integrado do Norte Pioneiro do Paraná.

VISÃO:
Ser uma região de referência sustentável no fomento ao empreendedorismo, tecnologia e inovação, criando oportunidades e atraindo investimentos, visando a melhoria econômica e social, até 2026.

Projeto Genius ParqueTec Norte Pioneiro

.png)
